Inspirado num método de reflorestação japonês, este projeto em Elvas teve como objetivo a criação de uma mini floresta com espécies autóctones no recinto da Escola Secundária D. Sancho II. O processo envolveu a limpeza e preparação do terreno, a aquisição de ferramentas e plantas, e a plantação da floresta, que se tornará um novo “pulmão” para a escola e um espaço de aprendizagem ao ar livre.
A maior dificuldade surgiu de forma inesperada: durante a preparação do terreno, foram descobertos tubos de rega desativados que tiveram de ser removidos, o que implicou um trabalho extra e não planeado. A equipa superou este contratempo com resiliência e trabalho de equipa. A maior conquista foi a transformação de um espaço subaproveitado num ecossistema vibrante e biodiverso, com o potencial de crescer e servir como ferramenta pedagógica para toda a escola nos próximos anos.














