Km Zero

O projeto kmZERO, uma colaboração entre os Agrupamentos de Escolas Abade de Baçal, Emídio Garcia e Miguel Torga, em Bragança, centrou-se na promoção da mobilidade sustentável. A iniciativa começou com a realização de inquéritos à comunidade escolar para diagnosticar os problemas e hábitos de mobilidade. Com base nos dados recolhidos, os alunos desenvolveram propostas concretas para a criação de ciclovias que ligassem as três escolas e se integrassem com as já existentes na cidade. O ponto alto do seu ativismo foi a apresentação destas propostas na Câmara Municipal, demonstrando um forte empenho cívico.

A maior dificuldade encontrada foi a coordenação entre as três escolas, que exigiu um esforço adicional de comunicação e organização. Outro obstáculo foi o desafio de captar a atenção e o apoio da autarquia. Os alunos superaram estas barreiras através da persistência, do trabalho em equipa e da apresentação de um projeto bem fundamentado e com propostas claras. A sua maior conquista foi, sem dúvida, levar a questão da mobilidade sustentável à agenda política local, plantando a semente para futuras melhorias na infraestrutura ciclável de Bragança.